PF prende homem em operação contra crimes sexuais infantis

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

16/10/2024

Na manhã desta terça-feira, 15, a Polícia Federal deflagrou a Operação Predadores, com foco no combate aos crimes de estupro de vulnerável e à produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantil. As ações ocorreram nos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e identificaram como vítima uma criança de apenas nove anos.

Durante a operação, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em São João de Meriti e efetuaram a prisão temporária de um homem em Duque de Caxias. As investigações começaram em agosto, quando foi identificado um usuário da internet que produzia e distribuía fotos e vídeos com cenas de abuso sexual de menores. Esse material era compartilhado na internet, alimentando redes criminosas.

O homem detido foi encaminhado ao sistema prisional do estado e permanece à disposição da Justiça. Ele pode responder por múltiplos crimes, incluindo estupro de vulnerável e distribuição de pornografia infantil. Se condenado em todas as acusações, as penas podem chegar a 33 anos de prisão.

A Operação Predadores marca o início das atividades do recém-criado Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Delegacia de Polícia Federal de Nova Iguaçu. Esse grupo planeja intensificar a repressão a crimes cibernéticos, especialmente no que se refere à exploração sexual infantil online, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas para rastrear e prender criminosos.