130 trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão em Jeriquara

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

10/10/2024

Uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou nesta terça-feira, 8, 130 trabalhadores rurais que viviam em condições análogas à escravidão em Jeriquara.

No local, os fiscais identificaram que o grupo de trabalhadores que atuavam, sem registro em carteira, na colheita de cebolas não equipamentos de proteção individual. O grupo também não tinha acesso a banheiros, refeitório ou área de descanso e não era fornecido nem mesmo água por parte do empregador.

Para tentar fugir do calor intenso, alguns trabalhadores se abrigavam embaixo dos ônibus utilizados no transporte do grupo.

Os relatos das vítimas informam que eles mesmos tinham que levar garrafões de água, que geralmente duravam até o meio-dia, depois desse horário eles trabalhavam com sede até o final do dia.

Três adolescentes com idades dentre 15 e 17 anos também participavam do grupo.

A equipe de fiscais fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), uma espécia de acordo entre o MP e o empregador no qual ele se comprometeu a fazer o pagamento de R$ 200 mil por dano moral coletivo, R$ 260 mil pelas verbas rescisórias. Além disso, o empregador se comprometeu a adequar as instalações obrigações trabalhistas conforme manda a lei.

Caso não sejam cumpridas as determinações, caberá multa e processo judicial.

Foto: Divulgação/Ministério Público do Trabalho