Conhecida por ser uma das cidades turísticas da região, o município de Miguelópolis com 19.441 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem quatro candidatos concorrendo a vaga de prefeito nas eleições municipais de 2024.
O advogado Sergio Barbosa, de 45 anos, do Republicanos, pela primeira vez se candidata a um cargo político e tem como vice de chapa o ex-vice prefeito Nilton Siqueira, de 62 anos, do PL. Siqueira foi vice-prefeito de Miguelópolis de 2017 a 2020 no primeiro mandato do atual prefeito Naim Miguel Neto do PSDB. A coligação “Renova Miguelópolis” forma a parceria entre Republicanos e PL.
O vereador Jued Moisés Neto, de 52 anos, do PSD, disputa a prefeitura do município pela primeira vez. Jued é advogado e foi eleito vereador nas eleições de 2020. Forma a sua chapa o atual vice-prefeito o cantor e compositor João Pedro, de 52 anos, do PSDB. João formou dupla sertaneja com o parceiro Cristiano e hoje tem carreira na política. A coligação “União por Miguelópolis”, na qual faz parte o PSDB do prefeito Naim Miguel Neto, conta também com o Cidadania e o PSD.
Concorrendo a sua segunda eleição, desta vez, a vaga de prefeito, o enfermeiro Júlio Ferreira do Carmo, de 44 anos, do PSB, foi candidato a vice-prefeito na eleição municipal anterior na chapa do corretor de imóveis Carlos Alberto Silva o “Bebeto” do MDB. Sua vice-prefeita é a vereadora Ângela Aparecida Alves, de 54 anos, do PP. A servidora pública municipal está no seu segundo mandato no legislativo e será candidata a vice-prefeita pela primeira vez. A coligação “Quem trabalha cuida”, é formada pelo PSB, PP e PRD.
O quarto candidato é o vereador Leandro Queiroz Ferreira, de 48 anos, do MDB. Conhecido como Leandro Pipoca, está no seu segundo mandato como vereador e assim como seus adversários é novato na disputa pelo cargo de prefeito. Compõe a chapa da coligação “Compromisso com Miguelópolis”, como vice-prefeito o professor Jivago Wilian Garofo, de 36 anos, do MDB, estreante em campanha política.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) através da plataforma Divulgacand, as candidaturas de todos os políticos a prefeitura de Miguelópolis foram deferidas até o momento.