Localizada a 70 quilômetros de Franca, a cidade de Ituverava com 37.571 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem três candidatos a vaga de prefeito do município.
O prefeito Luiz Antônio de Araújo, de 53 anos, do Republicanos, concorre a reeleição. Araújo é radialista e foi vereador por quatro mandatos consecutivos, 2000, 2004, 2008 e 2012. Já em 2016 se candidatou pela primeira vez ao cargo de chefe do executivo, mas perdeu as eleições para a candidata do PSDB a ex-prefeita Adriana. Em 2020 ele foi eleito. Luiz repetiu a parceria feita em 2020 com o vice-prefeito Marcos Antônio Sampaio o “Grilo”, de 69 anos, do PL, na coligação intitulada “Coragem e fé para avançar”.
O vereador Marcos Advincula Joazeiro o “Markim do Sindicato”, de 44 anos, do Solidariedade se candidata pela primeira vez a prefeitura. O comerciário foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos, 2016 e 2020 e tem como vice-prefeito em sua chapa o ex-vereador Carlos Magno Quireza, de 36 anos, do PSB. A coligação “Ousar é preciso” conta com apenas dois partidos, Solidariedade e PSB.
O terceiro candidato é o comerciante Pedro César Galassi, de 62 anos, do PSD. Em 2020 Galassi chegou a se candidatar a prefeitura de Ituverava, mas teve sua campanha barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desta vez, com a candidatura deferida o comerciante tem como vice-prefeito na chapa o empresário Francisco Caetano Bernardes, de 38 anos, também do PSD.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral através da plataforma Divulgacand,as candidaturas de todos os políticos a prefeitura de Ituverava foram deferidas até o momento.