Polícia Federal prende suspeitos de incêndios criminosos no Distrito Federal e Amazonas

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

01/10/2024

A Polícia Federal prendeu suspeitos de provocar incêndios em áreas de preservação no Distrito Federal e no Amazonas, em operações distintas realizadas nos últimos dias.

No Distrito Federal, um homem foi alvo de mandado judicial na segunda-feira, 30, por supostamente atear fogo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central. Ele teria sido filmado, junto a outro suspeito, incendiando a vegetação próxima ao Gama, região administrativa do DF. O fogo, que se espalhou rapidamente devido à seca de mais de 150 dias, destruiu 380 hectares. A PF abriu quatro inquéritos para investigar o caso. Se condenado, o homem poderá responder por crimes ambientais, como incêndio florestal e dano à unidade de conservação.

Já no Amazonas, duas pessoas foram presas na operação “Smoke”, deflagrada pela Superintendência da Polícia Federal do Acre. Eles são acusados de desmatamento e de provocar incêndios em uma área de 950 hectares de terras públicas federais, na divisa entre o Acre e o Amazonas. Além das prisões, a operação resultou na apreensão de 1,1 mil cabeças de gado, um veículo e duas armas de fogo.

Segundo a PF, a operação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e já tem mostrado resultados, com a redução do número de queimadas e focos de incêndio na região.

 

 

Foto: Marcello Camargo