Na tarde desta segunda-feira, 30, o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um informativo com a previsão entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro e, embora as chuvas tenham avançado nas regiões Sul e Norte do país, o tempo seco e com temperaturas elevadas continua o sendo o cenário dominante.
Na Região Norte, a semana será marcada por instabilidade devido ao calor e à umidade alta, resultando em pancadas de chuva. No noroeste do Amazonas, em Roraima e no Pará, a expectativa é de chuvas acima de 60 mm. Em outras partes da região, também podem ocorrer chuvas isoladas, mas no centro e sul do Tocantins, as chances são baixas.
No Nordeste, o clima será quente e seco, mas no início da semana, nuvens poderão aumentar, trazendo a possibilidade de chuvas isoladas, especialmente no nordeste e leste da região. Além disso, ventos fortes podem ocorrer no litoral e no interior, principalmente no começo da semana.
Na Região Centro-Oeste, o tempo será quente e seco, com exceção do noroeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, onde há chances de chuvas isoladas.
Por fim, no Sudeste, entre os dias 3 e 4 de outubro, há previsão de chuvas em algumas áreas de São Paulo, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à chegada de um sistema frontal. Nas outras regiões, o tempo continuará quente e seco.