Em Franca, mais de 650 famílias ainda não realizaram a substituição gratuita de suas antenas parabólicas tradicionais pelo novo modelo digital, pelo programa Siga Antenado. Com o desligamento definitivo do sinal da parabólica tradicional se aproximando, essas famílias podem ficar sem acesso à televisão.
Os agendamentos para a troca dos equipamentos estão disponíveis desde novembro do ano passado em todos os municípios do Estado de São Paulo. A substituição é gratuita para famílias de baixa renda, desde que atendam a dois requisitos: estar inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o CadÚnico, e possuir uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando.
Na região de Ribeirão Preto, que abrange 66 municípios, estima-se que cerca de 6,8 mil famílias sejam elegíveis para o benefício e, portanto, possam agendar a troca com a Siga Antenado.
Para verificar se você tem direito à instalação gratuita, acesse o site Siga Antenado ou ligue para o número 0800 729 2404, que também aceita mensagens via WhatsApp. Durante o atendimento, será necessário informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social).
Caso a família atenda aos critérios, poderá escolher a data exata para que um técnico da Siga Antenado realize a instalação do kit gratuito. Este kit inclui uma nova parabólica digital, receptor, cabos, controle remoto e pilhas, tudo 100% gratuito, incluindo o serviço de instalação, que não terá nenhum custo.
É importante lembrar que famílias que utilizam outros sistemas de transmissão, como antenas espinha de peixe, antenas digitais internas ou TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam realizar a troca.