Botafogo elimina São Paulo nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores após 51 anos

Autor: Eudis Filho

Fonte:

26/09/2024

São Paulo e Botafogo empataram em 1 a 1 no jogo de volta das quartas de final da Libertadores, na noite desta quarta-feira, 25. Com gols de Almada e Calleri, a decisão foi para os pênaltis, onde o Botafogo levou a melhor, retornando à semifinal do torneio após 51 anos.

Primeiro Tempo

O Botafogo dominou a primeira etapa, com maior posse de bola e pressionando o São Paulo. Aos 13 minutos, Almada aproveitou o rebote após Rafael espalmar o cruzamento de Igor Jesus e abriu o placar de cabeça. O São Paulo teve a chance de empatar aos 45 minutos em um pênalti após toque de mão de Bastos, mas Lucas Moura desperdiçou, mandando a bola no travessão.

Segundo Tempo

O São Paulo voltou melhor e conseguiu equilibrar o jogo. Calleri perdeu uma grande chance aos 17 minutos, e Lucas quase marcou com um chute forte, defendido por John. Aos 41 minutos, Calleri empatou de cabeça após cruzamento de André Silva. Logo depois, uma confusão entre jogadores e comissão técnica das duas equipes resultou nas expulsões de Rafinha e Gatito.

Pênaltis

Nas penalidades, o Botafogo foi mais eficiente. Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Almada e Matheus Martins marcaram para o alvinegro, enquanto Vitinho desperdiçou. Pelo São Paulo, Calleri e Nestor erraram, e Luiz Gustavo, Lucas Moura, Igor Vinícius e Luciano converteram suas cobranças.

Classificado, o Botafogo aguarda o vencedor de Flamengo e Peñarol para conhecer seu adversário na semifinal. No Brasileirão, o Botafogo enfrenta o Grêmio no sábado, 28, às 21h, enquanto o São Paulo recebe o Corinthians no domingo, 29, às 16h, ambos no horário de Brasília.