O ex-delegado seccional de Franca, Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, foi morto a tiros neste sábado, 21, durante uma tentativa de assalto na Vila Romana, na zona oeste de São Paulo.
Tudo foi registrado por câmera de segurança. No final da manhã Mauro aparece na imagem caminhando com a mulher, que também é policial, pela rua Caio Graco, quando dois bandidos se aproximaram em duas motos, e um deles anuncia o assalto.
Em um primeiro momento o delegado levanta as mãos para o alto, mas logo puxa sua arma e troca tiros com o criminoso. Ambos caem no chão e o outro assaltante foge. A esposa do delegado vai até o bandido, toma a arma dele e depois pede ajuda.
Segundo a polícia, o assaltante identificado como Enzo Wagner Lima Campos, de 24 anos, já tinha sido preso em flagrante quatro vezes por crimes de roubos patrimoniais e condenado no ano passado. Atualmente, estava em prisão domiciliar. Os dois foram socorridos, mas o delegado não resistiu. O assaltante ficou sob escolta policial. Um boletim de ocorrência de latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado na delegacia.
Atualmente Mauro trabalhava no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ele comandou a Polícia Civil de Franca em 2019.