Seca agrava situação em Franca, Ribeirão Preto e sul de Minas

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

09/09/2024

A seca tem um impacto profundo na agricultura e a região de Franca, Ribeirão Preto e sul de Minas já tem demonstrado sinais causados pela escassez de chuvas que vem prejudicando o desenvolvimento dessas culturas, reduzindo a produtividade e, em alguns casos, provocando perdas significativas nas colheitas.

Sem previsão de chuva e com a piora do cenário causada pelos incêndios, a seca tem se alastrado e já afeta inclusive países vizinhos como Peru, Chile e Argentina.

 

Com menos água disponível para irrigação, os agricultores da região enfrentam dificuldades adicionais, precisando investir em sistemas de irrigação mais caros ou em soluções emergenciais, o que eleva o custo de produção e, consequentemente, o preço dos alimentos e outros produtos agrícolas.

A seca também afeta a produção de energia nas das usinas hidrelétricas. A falta de chuvas reduz os níveis dos reservatórios, diminuindo a capacidade de geração de energia. Para compensar essa queda, é necessário recorrer a fontes de energia alternativas, como as termelétricas, que têm um custo mais elevado. Esse aumento nos custos de produção é refletido nas contas de luz dos consumidores, que passam a pagar tarifas mais altas.

 

Vídeo: Reprodução/NaLidaDoCafé