Neste sábado, 7, o líder do ranking mundial, Arthur Silva, garantiu o título paralímpico inédito ao derrotar o britânico Daniel Powell na final da categoria J1 de 90 kg para atletas com comprometimento total da visão. O brasileiro foi dominante durante toda a luta, acumulando vantagens e finalizando com uma imobilização decisiva.
A campanha de Arthur começou com uma vitória por ippon contra Turgun Abidiev, do Uzbequistão, e seguiu com triunfo na semifinal sobre o turco Yasmin Cinciler, com um waza-ari seguido de um ippon. Aos dois anos, Arthur começou a perder a visão por retinose pigmentar, ficando completamente cego aos 18, mas já praticava judô desde a adolescência.
“Gratidão total a Deus, porque até aqui, ele me sustentou e me deu essa oportunidade de competir a terceira Paralimpíada. Dessa vez com mais igualdade, mais justiça na classificação. Lutando com atletas completamente cegos, pude demonstrar de forma mais clara o quanto tenho trabalhado duro para aumentar meu desempenho nessa modalidade que amo tanto”, comemorou o atleta.
Foto: Marcello Zambrana/CPB