Celebrada na última sexta-feira de novembro e com promoções que podem se estender por todo o mês, a Black Friday se consolidou como um importante evento no calendário comercial brasileiro, ocupando o terceiro lugar no ranking de datas mais lucrativas, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães.
Conhecida por suas ofertas excepcionais, a data é estratégica para atrair novos consumidores, promover produtos e marcas, e impulsionar vendas. Em 2023, uma pesquisa do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) revelou que 72 mil francanos estavam dispostos a aproveitar as ofertas da Black Friday, com um ticket médio de R$ 732,15, movimentando R$ 52,7 milhões.
Diante deste cenário, o IE-ACIF separou 5 orientações para que o comércio local inicie seus preparativos para a data. “Por propor super ofertas, as estratégias do comércio para a Black Friday exigem antecipação, planejamento”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Esse é o momento de pensar em quais produtos serão ofertados, em como serão aplicados os descontos, pois, o consumidor tem amplo acesso à informação e ofertas, e a experiência com o seu estabelecimento precisa ser positiva”, diz.
Confira as orientações do IE-ACIF:
· Ofertas Relâmpago: crie ofertas relâmpago para atrair consumidores e incentivar compras rápidas, seja através de plataformas digitais (site, Instagram, Facebook, WhatsApp, e etc.) como, também, em sua loja física;
· Descontos Progressivos: estabeleça descontos progressivos conforme o valor de compra do cliente. Por exemplo: compras até R$ 100, desconto de 20%; entre R$ 101 e R$ 300, desconto de 30%;
· Entrega Grátis: cada vez mais, a Black Friday tem se caracterizado por uma venda majoritariamente remota. Ofereça entrega grátis a partir de determinado valor de compra.
· Pré-venda exclusiva: valorizar os clientes da sua loja é uma forma de fidelizar e também garantir boas vendas. Crie pré-vendas exclusivas para clientes do seu estabelecimento, utilizando sua base de cadastro.
· Lives e parceria com influencers: em um mundo cada vez mais digitalizado, realizar lives e parcerias com influenciadores locais pode ser uma alternativa para ampliar o alcance da sua marca, durante a Black Friday.