Incêndios e fumaça podem piorar no Brasil em setembro devido a seca e novas ondas de calor

Autor: Folhapress

Fonte:

04/09/2024
Setembro pode ter mais incêndios no Brasil, segundo o monitoramento de seca, com impacto crescente na vegetação nos últimos três meses, elevando o risco de propagação do fogo. As previsões indicam ondas de calor e chuvas abaixo da média até novembro, o que pode agravar a situação, especialmente em estados como São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia e Tocantins.

Foto - Joel Silva/Reuters
 

Dados do Cemaden mostram que grande parte do país está em alerta para incêndios devido à combinação de falta de chuva, baixa umidade do solo e estresse vegetativo. “Dadas as condições atuais, a previsão é que essa situação continue, porque o índice de vegetação evolui muito devagar", explica Marcelo Zeri, pesquisador do Cemaden.

O meteorologista Marcio Cataldi alerta que, além da seca, o vento pode acelerar a propagação do fogo. “Se passa um sistema que vai ocasionar vento intenso, fica quase impossível controlar o fogo rapidamente, mesmo com muita tecnologia." Cataldi destaca a necessidade de reforçar a fiscalização e melhorar a identificação dos focos de incêndio, utilizando tecnologias como sensores de CO?, que permitem resposta rápida.