Cerimônia no centro de Franca marca inícios das comemorações da Independência

Autor: Eudis Filho

Fonte:

03/09/2024

Na manhã desta segunda-feira, 2, a Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, foi palco da Cerimônia de Abertura da Semana da Pátria. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, estudantes, professores e o público em geral.

A cerimônia teve início com o hasteamento da bandeira do Brasil, realizado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, ao som do Hino Nacional, executado pela fanfarra do Tiro de Guerra. Em seguida, o Hino da Independência foi apresentado pela professora de música Maria Natalina de Oliveira.



Márcia Gatti destacou a importância do evento, que celebra tanto a Independência do Brasil quanto os 200 anos da cidade de Franca, comemorados em novembro. "É uma data muito importante para o nosso país, e estar aqui com os nossos estudantes é um momento de muita alegria", afirmou.

Após a solenidade, os estudantes da EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) 'Roberto Ambrósio Tupete', do coral infantojuvenil, dos grupos 3, 5 e de viola caipira, apresentaram um medley em homenagem ao Brasil, com canções como "Brasil, Brasil" (Silva), "Brasil Verde e Amarelo", "Herdeiros do Futuro" (Toquinho), "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), "Menino da Porteira" (Teddy Vieira e Luizinho) e "Canção da Partida" (Dorival Caymmi).




Desfile Cívico está programado para este Sábado

No próximo sábado, 7 de setembro, será realizado o tradicional desfile cívico na avenida Presidente Vargas, a partir das 8 horas. O evento começará com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Franca, pelas autoridades locais, seguido pelo desfile de escolas, entidades e instituições participantes.

Para garantir a segurança do público, estão previstas interdições no trânsito durante o evento. A pista no sentido bairro-centro da avenida Presidente Vargas será fechada ao tráfego de veículos a partir das 7 horas, no cruzamento com as ruas Cruz e Souza e José do Patrocínio, no Jardim Boa Esperança. A concentração das escolas e instituições começará na rua Major Mendonça, cruzando com a avenida Brasil, até a dispersão na rua Afonso Pena, pelo lado direito, até a rua Prudente de Morais.