Começa a campanha do Setembro Amarelo

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

01/09/2024

Começou neste domingo, 1, a campanha “setembro amarelo” para a conscientização da população sobre a prevenção ao suicídio. Criada em 2015, a iniciativa, visa desmistificar o tema, promover o diálogo e incentivar pessoas em risco a  buscarem ajuda, abordando questões de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo.

O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, com mais de 700mil casos anuais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, certa de 14 mil pessoas tiram suas próprias vidas todos os anos. Assim, o Setembro Amarelo se torna essencial para a prevenção, ao trazer à tona discussões sobre saúde mental e incentivar o suporte a quem preciosa.

Durante o mês, diversas ações são realizadas em todos o país como palestras, rodas de conversa e campanhas nas redes sociais. A cor amarelam, que simboliza a luz e a vida, é utilizada para iluminar monumentos e representar a valorização da existência humana, em contraste com o sofrimento mental.

O objetivo é fazer com que as pessoas conversem mais sobre o tema e mostre que ninguém precisa enfrentar isso sozinho. A campanha reforça que a vida é preciosa e que, mesmo nos piores momentos, sempre há uma saída, sempre há um jeito.

 

ATENÇÃO

Se você está passando por um momento difícil e precisa de ajuda, saiba que não está sozinho. No Brasil, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito e sigiloso 24 horas por dia através do número 188.

Lembre-se de procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra e se estiver em uma situação de emergência, vá a um hospital ou pronto-socorro mais próximo.