Na tarde desta sexta-feira, 30, em Recife, o teto do Santuário do Morro da Conceição desabou durante um evento de distribuição de cestas básicas, causando ao menos duas mortes.
No momento do acidente aproximadamente 70 pessoas estavam no local, 17 delas já foram resgatadas, mas, até o momento, não foi divulgado o número total de feridos.
A governadora de Pernambuco, Praquel Lyra, se manifestou sobre o assunto:
“Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”.
O prefeito de Recife, João Campos, informou que as equipes de resgate estão no local. “Estou no Centro de Operações (COP) do Recife, coordenando as ações da Prefeitura no suporte ao ocorrido na Igreja do Morro da Conceição. Equipes do Samu e da Defesa Civil estão no local neste momento”, afirmou.
Uma nota oficial foi publicada pelo Padre Emerson Borges, reitor do Santuário, nela é informado que:
“O Santuário Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado Morro neste momento.
De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade.
Equipes de socorro estão presentes numa força tarefa em atendimento deste trágico acidente.
Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição”
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas o telhado passou por obras para instalação de placas solares para climatização do santuário.