O tufão Shanshan trouxe chuvas torrenciais ao Japão nesta sexta-feira, levando a alertas de inundações e deslizamentos de terra em várias regiões, mesmo distantes do seu centro. A tempestade resultou em pelo menos quatro mortes, 99 feridos, e interrompeu serviços de viagem e produção em fábricas importantes, segundo a Reuters.
Na região de Kyushu, considerada uma das mais afetadas, os moradores enfrentam os estragos deixados por ventos violentos e chuvas intensas. Em Yufu, na prefeitura de Oita, uma empresária local relatou que seu restaurante foi inundado com um metro de água.
O tufão causou um blecaute para cerca de 250 mil residências em sete prefeituras na quinta-feira, segundo a Kyushu Electric Power Co. Embora muitos serviços tenham sido restaurados, a tempestade ainda ameaça novas regiões à medida que avança para o leste.
Com ventos de até 180 km/h, Shanshan segue próximo à cidade de Matsuyama, na prefeitura de Ehime. A lenta movimentação da tempestade trouxe chuvas recordes para áreas longe de seu centro, agravando a preocupação das autoridades com o risco de novos desastres.
Foto: Reprodução/Tomokichi/