Policial aposentado estreia nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

28/08/2024

O atleta paralímpico André Rocha, de 47 anos, vive o auge de sua carreira ao se preparar para sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Paris. Multicampeão nas modalidades de lançamento de peso e disco, Rocha integra a delegação brasileira de 254 atletas e busca agora um lugar de destaque no evento que começa nesta quarta-feira, 28. Esta será a primeira participação do policial aposentado no maior evento esportivo do mundo.

Natural de Taubaté, São Paulo, Rocha teve sua carreira interrompida precocemente em 2005 devido a um acidente durante uma perseguição policial, que resultou em tetraplegia. Após o acidente, ele foi obrigado a se afastar da Polícia Militar e passou por várias cirurgias antes de encontrar uma nova paixão no esporte paralímpico.

Em 2013, Rocha descobriu seu talento para o arremesso de peso e disco através do Projeto Paralímpico Esporte para Todos, de Taubaté. Desde então, conquistou 80 medalhas em competições nacionais e internacionais, incluindo três campeonatos mundiais e dois parapanamericanos. Seu destaque inclui um recorde mundial no lançamento de disco em 2017 e uma medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares de 2015.

Rocha, que atualmente é o campeão mundial de lançamento de disco, está confiante para a competição em Paris. Ele chegou à França na terça-feira, 27, para os preparativos finais e se sente preparado para buscar a medalha de ouro na categoria F52, voltada para atletas tetraplégicos. No entanto, ele não competirá na modalidade de arremesso de peso, que não está incluída nos Jogos Paralímpicos.

Além de sua carreira esportiva, Rocha é coordenador do Projeto Esporte para Todos em Taubaté, que visa incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência. Ele expressa o desejo de inspirar outros a seguir o caminho do esporte e continuar promovendo a inclusão através de sua própria trajetória de superação e sucesso.

 

Foto: Alessandra Cabral/CPB