Neste domingo, 25, a Sabesp informou por meio de nota que os municípios de Franca e Restinga estão com problemas no abastecimento de água devido ao consumo excessivamente alto, reflexo das fuligens e sujeira provocadas pelas queimadas na região nos últimos dias.
Ainda segundo o comunicado, a companhia trabalha com a produção máxima de água, mas o consumo está acima da média e ocasiona o desabastecimento em vários bairros. A Sabesp orienta também que a população evite o desperdício de água nesse período.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP) informou no sábado, 24, que ao menos 16 poços e estações elevatórias sofreram falhas ou desligamentos em razão das oscilações de energia elétrica durante a madrugada, o que afetou o nível de reserva de água resultando em interrupções temporárias no abastecimento de água em diversos bairros da cidade.
São Carlos e Sorocaba estão em situação semelhantes e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informou que os reservatórios estão com apenas 30% da capacidade.