O sargento Tiago Souza e o cabo Hauch da Polícia Militar Ambiental, resgataram aves que estavam em cativeiro vítimas de maus-tratos, na rua Pérola Bittar Miguel, no Jardim do Líbano, na zona leste de Franca.
Os policiais receberam informações sobre o caso e foram até o local. Os militares escutaram o canto da ave Trinca-Ferro saindo da garagem de uma residência. O morador atendeu os policiais e confessou que possuía aves silvestres presas em cativeiro sem autorização do órgão competente. A equipe da PM ambiental ainda observou que no corredor havia várias gaiolas.
Durante vistoria no imóvel, os militares encontraram 14 aves. Um sábia-poca estava visivelmente doente e ferido. O proprietário da residência foi multado em R$ 18 mil por manter as aves em cativeiro e maus-tratos contra animais silvestres nativos.
As aves Trica-Ferro e Coleiro foram soltas em seu habitat natural. Já as que possuíam comportamento doméstico foram deixadas no viveiro transitório de aves silvestres para triagem e posteriormente destinação correta. As gaiolas foram destruídas.