Nesta quarta-feira, 21, foram divulgadas imagens do projeto arquitetônico do maior estádio de futebol do mundo que deve ser construído em Casablanca, no Marrocos para sediar Copa do Mundo da FIFA de 2030.
Com capacidade para 115 mil pessoas e projetado por arquitetos franceses, o Stade Hassan II traz um design inspirado na reunião social do Marrocos conhecida como “moussem”. A ideia é trazer a estrutura do estádio instalada sob um grande telhado de tenda.
Cada um das extremidades em três níveis do estádio terá capacidade para 29.500 espectadores. Cinco níveis ao longo de cada uma das arquibancadas principais na lateral do campo receberão mais 12 mil pessoas.
O estádio terá um teto feito de uma treliça de alumínio geométrico que junto de 32 escadas de acesso do estádio devem criar portais monumentais que apresentam jardins exuberantes posicionais em plataformas elevadas. Cada uma a 28 metros do chão.
Esse deve ser o palco da final da Copa do Mundo Fifa 2030, após a nomeação do Marrocos como anfitrião conjunto do torneio, juntamente com a Espanha e Portugal.
E as obras já estão a pleno vapor em uma área de 100 hectares na cidade de El Mansouria, na província de Benslimane, localizada 38 km ao norte de Casablanca.
Foto: Reprodução/populous