Nesta terça-feira, 13, o jogador holandês de vôlei Steven Van de Velde durante entrevista à TV NOS afirmou cogitar deixar o esporte após críticas sofridas durante sua atuação nas olimpíadas de Paris. Ofensas a ele e sua família bombardearam as redes sociais ao revisitarem sua condenação por estupro.
A sentença veio em 2016 no Reino Unido, Steven Van de Velde foi acusado e condenado a quatro anos de prisão por estuprar uma menina de 12 anos, na época ele tinha 19.
Ele passou um ano preso no Reino Unido e depois conseguiu ser transferido para a Holanda onde, conforme a lei vigente, o seu crime foi reclassifico como crime menor de ato indecente, sua pena foi reduzida, fazendo assim que ele passe apenas um mês preso no país natal.
O atleta retornou às competições em 2017 e, mais recentemente, foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos de Paris, o que causou imediata polêmica na imprensa holandesa.
Na época, o Comitê Olímpico Holandês (NOC) afirmou à BBC Sport que “Após a sua libertação, Van de Velde procurou e recebeu aconselhamento profissional. Ele demonstrou aos que o rodeavam — privada e profissionalmente — autoconhecimento e reflexão.”
O atleta foi à Paris, ficou isolado em outra área, fora da vila olímpica, sem contato com a imprensa e nem mesmo com os outros atletas da própria delegação. Isso não impediu, porém, que fosse vaiado durante as partidas.
“Foi uma experiência difícil, que ainda não processei totalmente. A conclusão certamente pode ser: isso não vale a pena. Certamente para minha família. Portanto, certamente levarei em conta a opinião deles”, afirmou.
Ele também disse que pensou em desistir de participar dos Jogos Olímpicos ao ver como a reação do público estava afetando o atleta que faz dupla com ele, assim como sua família presente no evento.
“Certamente tive um momento de tristeza, tanto antes como durante o torneio. Mas pensei, não vou dar aos outros o poder de me intimidar ou de me afastar”, revelou Van de Velde.
“Eu fiz algo errado há dez anos, tenho que aceitar isso. Mas machucar as pessoas ao meu redor, seja Matthew, minha mulher, meu filho... Isso é demais para mim. Esse foi definitivamente um momento em que pensei: 'Isso vale a pena?'”