Grupo se passa por trabalhadores, interdita rua e furta 3 toneladas de fios de cobre

Autor: Eudis Filho

Fonte:

14/08/2024
Um grupo de homens disfarçados de prestadores de serviço furtou cerca de três toneladas de fios de cobre em Salto de Pirapora, a 124 km de São Paulo. O crime, que deixou boa parte dos 45 mil moradores sem telefonia e internet, foi descoberto apenas no dia seguinte, após uma onda de reclamações à Vivo. Até a prefeitura foi afetada.

 

Os criminosos, que simularam uma manutenção preventiva na via, foram localizados pela Guarda Municipal e PM quando se preparavam para agir novamente. O líder do grupo, Aryel Wolf Gang Ramos de Andrade, 33, apresentou documentos falsos, incluindo uma ordem de serviço da empresa MA Serviços de Internet Ltda., do Rio de Janeiro, que existe legalmente, mas está inativa desde 2023.

A ação só foi interrompida após a chegada de um representante da Vivo, que confirmou que nenhuma ordem havia sido emitida para a remoção dos cabos. O material furtado, ainda com as marcas da Vivo, foi encontrado em um galpão na cidade vizinha de Araçoiaba da Serra. Dezessete suspeitos foram levados para a delegacia, mas o delegado plantonista decidiu não realizar a prisão em flagrante, o que gerou críticas internas.

A polícia segue investigando o caso como furto e receptação de fios e cabos. A Prefeitura de Salto de Pirapora confirmou a autenticidade da autorização para o fechamento da via, mas outros documentos apresentados pelos suspeitos eram falsos.

A Vivo informou que o serviço foi restabelecido em algumas áreas até seis dias após o furto.