Nesta terça-feira, 13, a Polícia Federal deflagrou a Operação Looping com o intuito de combater uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. Seis auditores fiscais da Receita Federal e 150 policias federais cumpriram 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão em 12 cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Em Santa Catarina os agentes cumpriram mandados em Criciúma, Itapoá, Itajaí, Navegantes, Brusque. No Paraná havia alvos em Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá. Já no estado de São Paulo a polícia esteve em Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.
Uma decisão da Justiça incluiu também o sequestro de bens, incluindo o bloqueio de 30 contas bancárias dos integrantes da quadrilha, seis imóveis e 68 veículos.
Segundo as investigações, os criminosos atuavam na cooptação de funcionários de portos e até mesmo a criação de empresas de logística para carregar e transportar contêineres, facilitante o acesso do tráfico de drogas.
Parte do carregamento de entorpecente vinha da Bolívia e era embarcada em navios em direção a África e Europa, a outra parte abastecia as facções criminosas no Brasil.
Ao longo das investigações, foram realizadas 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente seis toneladas, e 16 pessoas foram presas em flagrante.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.
Foto: Reprodução/Polícia Federal