Golpes online após tragédia em Vinhedo faz GAECO abrir investigação

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

12/08/2024

Nos últimos dias o CyberGaeco do Ministério Público de São Paulo atua em operação conjunta o Cyber Lab do Ministério da Justiça para coibir perfis falsos criados para conseguir dinheiro para as famílias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo que ocorreu na última sexta-feira, 9.

Somente neste final de semana as autoridades derrubaram 31 perfis que estavam divulgando imagens das vítimas para pedir dinheiro em nome delas para arcar com as despesas de enterro ou traslado. Outros disponibilizam links para vaquinhas fraudulentas, onde o dinheiro vai para os golpistas. Também já foram denunciados perfis entrando em contato com outras pessoas por mensagens diretas solicitando ajuda financeira para o pagamento de passagens aéreas e outros custos.

Parentes das vítimas têm feito apelos nas redes sociais para que pessoas denunciem os perfis falsos.

O MPSP também tem disponibilizado apoio psicológico, social e jurídico para os familiares, além de auxiliar na investigação dos fatores que causaram a queda do avião.

No final de semana o Ministério Público instituiu dois canais de comunicação direta para os familiares das vítimas, o e-mail apoiovinhedi@mpsp.mp.br e o WhatsApp (11) 965991-1372.