Poluição no rio Sena deixa triatletas hospitalizados

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

04/08/2024

Neste domingo, 4, o Comitê Olímpico Belga publicou uma nota oficial na qual informa que o país não irá participar da disputa do triatlo misto que será realizado nesta segunda-feira, 5. A decisão, tomada em parceria com os próprios atletas, vem depois que a triatleta Clair Michel foi hospitalizada após competir no triatlo feminino na semana passada no Rio Sena.

A competidora foi contaminada por bactérias durante a realização da prova e teve graves problemas intestinais e estomacais que causaram a internação dela. Nos exames realizados pela equipe médica foi detectada a bactéria E.coli, indicando a presença de fezes na água do rio.

O triatleta Adrian Brifford, da suíça, também desistiu dos jogos após sofrer uma infecção gastrointestinal, embora o Comitê Olímpico Suíço ainda não tenha confirmado que o quadro clínico do atleta tenha sido causado pela poluição no rio Sena.

Essa notícia causa ainda mais polêmica nos bastidores dos jogos olímpicos já que a despoluição do rio Sena era uma das principais promessas da França para a realização das olimpíadas.

Com as chuvas dos últimos dias a qualidade da água no rio piorou e causou o cancelamento das sessões de treinamento. Apesar disso a prova de triatlo de revezamento misto está confirmada para esta segunda-feira,5.

 

 

Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel - EFE/ Miguel Gutiérrez