Franca recebe premiado solo da dança “Carta para não mandar ou Cantiga interrompida” em apresentação gratuita

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

01/08/2024

Na próxima terça-feira, 6, chega ao palco do Teatro Municipal de Franca o espetáculo “Carta para não mandar ou Cantiga Interrompida”, uma peça de dança com a bailarina Diane Ichimaru que participa de uma turnê em comemoração aos 20 anos da criação da Confraria de Dança, em Campinas.

“Essa obra aborda a incompletude, pois de fato e temos uma falta de domínio sobre o começo, meio e fim de nossos planos e ações, nossa vida poderá ser interrompida em qualquer instante”, reflete a artista.

A obra tem como base as lembranças da bailarina nos anos de convivência com sua avó, que sofreu com a demência e a doença de Parkinson.

Essas lembranças do declínio físico e mental da avó inspiraram Diane quase duas décadas após sua morte, iniciando seu processo criativo. O tremor descontrolado das mãos, a fragilidade física e a confusão mental daquela mulher transformaram-se em dança e poesia personificadas na artista.

 

Sobre a artista Diane Ichimaru

Vencedora do Prêmio APCA 2009 como criadora-intérprete em dança e fundadora da Confraria da Dança, Diane iniciou sua carreira em 1983 e se graduou em dança pelo Instituto de Artes/UNICAMP. Com formação em dança clássica, moderna, contemporânea e danças brasileiras, também possui experiência em artes plásticas, comunicação visual, ilustração, cenografia e figurino. Diane desenvolve projetos autorais pela Confraria da Dança desde 1996, criando também cenografia, figurino e Ilustrações.

 

Confraria da Dança

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da Dança em 1996, em Campinas–SP. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da FUNARTE/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA — Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento.

O espetáculo começa às 19h30 e os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados meia hora antes no Teatro Municipal de Franca.

 

 

Foto: FBarella