Funcionários da agência do INSS de Franca continuam em greve

Autor: Cássio Freires

Fonte:

29/07/2024

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam em greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores da agência de Franca também aderiram ao movimento nacional. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem versão para celular (app) ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Nesta semana, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que os servidores do INSS vão ter que manter, pelo menos, 85% das equipes de cada unidade do instituto trabalhando durante a greve. A decisão ainda estabeleceu multa de R$ 500 mil por dia em caso de desobediência.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria, 15 mil, formada por técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores ainda estão no trabalho remoto.