Após 3 meses de seca, Franca se prepara para chuvas fortes com manutenção em córregos

Autor: Eudis Filho

Fonte:

15/07/2024

O município de Franca completou três meses de estiagem. A última chuva registrada foi no dia 12 de abril, com 7 milímetros de precipitação. Com o tempo seco, a cidade se prepara para o período de chuvas fortes que devem ocorrer a partir de setembro e que historicamente causa enchentes nas avenidas e prejuízos aos comerciantes locais. Para amenizar esses problemas, equipes da Secretaria de Meio Ambiente iniciaram reparos preventivos nos dois principais córregos da cidade: Cubatão e dos Bagres, que margeiam as avenidas Ismael Alonso y Alonso, Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho.

Os serviços foram concentrados em duas frentes: no córrego dos Bagres, na altura da Vila Alan Kardec e Parque São Jorge, e no córrego Cubatão, a partir do antigo Fórum. Além da manutenção, está sendo realizada a remoção de entulhos despejados indevidamente no leito dos córregos.

O córrego Espraiado, margeado pela avenida Adhemar Polo Filho, entre o Jardim Veneza e o Parque dos Lima, também está incluído no cronograma de manutenção. Intervenções anteriores já haviam sido feitas no córrego dos Bagres, nas imediações do pontilhão da rua General Teles e em direção ao Jardim Paulista, além do leito próximo à rotatória do Pronto Socorro Infantil.