Polícia Federal desmantela quadrilha que deu prejuízo bilionário aos cofres públicos

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

10/07/2024

Nesta quarta-feira, 10, a Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Corisco Turbo visando desmantelar uma organização criminosa que importava grandes quantidades de mercadorias ilegalmente.

Ao todo, 100 servidores da Receita Federal e 250 policiais federais cumpriram 51 mandados de busca e apreensão, 25 ordens de sequestro de bens imóveis e 42 ordens de sequestro de veículos. A operação ocorreu em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Além dos mandados, a polícia bloqueou 280 milhões de reais nas contas dos alvos da operação.

Os envolvidos no crime também tiveram medidas cautelares expedidas contra eles, tais como proibição de sair do Brasil, entrega de passaportes em 24 horas, também não podem deixar as cidades onde residem nem manter contato entre si e precisam comparecer mensalmente em Juízo Federal.

O esquema da organização criminosa se subdividia em células responsáveis por negociar e vender produtos eletrônicos, transportar e armazenar, constituir empresas fantasmas, enviar dinheiro para o exterior e receptar os produtos para a revenda.

Há indícios também de lavagem de dinheiro, evasão de divisas por meio de doleiros e de transferência de criptomoedas.

Nos últimos cinco anos foram mais de 500 mil telefones celulares importados ilegalmente, há indícios da remessa ilegal de mais de R$ 1,6 bilhão ao exterior.

Os suspeitos vão responder por descaminho, evasão de divisas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas máximas podem chegar a 37 anos de reclusão.

Foto: Polícia Federal DF