2024 pode ser ano mais quente registrado no planeta, dizem cientistas

Autor: Eudis Filho

Fonte:

10/07/2024

Cientistas afirmam que 2024 tem grandes chances de se tornar o ano mais quente já registrado no mundo. De acordo com o Serviço de Monitoramento de Mudanças Climáticas da União Europeia, a sequência de temperaturas extremamente altas ao longo do ano tem sido um fator determinante.

O mês passado, por exemplo, foi o junho mais quente desde o início dos registros. Os últimos treze meses consecutivos foram classificados como os com as mais altas temperaturas do planeta desde que começaram os registros, em meados de 1800.

O boletim mensal do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus da União Europeia destaca que 2024 poderá ser considerado o ano mais quente devido às mudanças climáticas causadas pelo homem e ao fenômeno El Niño, que tem levado a recordes de temperatura até agora.

Os cientistas explicam que o El Niño é um fenômeno natural que promove o aquecimento das superfícies no leste do Oceano Pacífico, impactando diretamente o aumento das temperaturas médias globais. Apesar de ser um evento natural, os especialistas defendem que é possível mitigar seus efeitos parando com a queima de petróleo, gás e carvão, reduzindo, assim, o impacto das atividades humanas no clima.