Lewandowski lança programa de apoio psicológico para policiais

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

29/05/2024

Nesta terça-feira, 28, o Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou um projeto de promoção da saúde mental para profissionais de segurança pública.

Intitulado Escuta Susp (Sistema Único de Segurança Pública), o programa irá oferecer, por meio de convênio com universidades públicas, assistência especializada para policiais de todas as esferas assim como para bombeiros, peritos e guardas municipais, atendimento gratuito para os que não recebem auxílio de profissionais da saúde mental.

Oficializado pelo ministro Lewandowski o Escuta Susp faz parte de uma série de medidas do Programa de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública (Pró-Vida) e foi idealizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

“Quero dizer, inicialmente, que nós do Ministério acreditamos que não existe segurança pública eficiente sem que os agentes de segurança pública das distintas polícias e corpos de segurança das diferentes corporações sejam prestigiados, apoiados e tenham as garantias para que possam executar as suas missões com plena segurança e eficácia. Portanto, essas duas iniciativas que nós lançamos hoje, têm em vista, antes de mais nada, garantir, apoiar os policiais que trabalham na segurança pública deste país continental que é o nosso querido Brasil.”

Os números oficiais do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública indicam que, desde o ano de 2015, foram registrados 821 suicídios de policiais. Só no ano passado foram 133 casos.

Na primeira etapa do Escuta Susp, serão oferecidas 65 mil sessões remotas (online) para os profissionais de segurança.

“Nesta primeira etapa, o Escuta Susp vai atender profissionais de Sergipe, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e do Distrito Federal, em parceria com universidades federais [dos respectivos estados]. Para 2025, a previsão é expandir o projeto para todo o Brasil” afirmou Lewandowski durante a cerimônia de assinatura de oficialização.