Sabesp envia mega equipamento para drenagem da água no Rio Grande do Sul

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

17/05/2024
Nesta semana a Sabesp começou a enviar para o Rio Grande do Sul bombas flutuantes de alta capacidade que foram usadas na crise hídrica em São Paulo em 2014 e 2015. No total, 18 conjuntos serão utilizados em ações de remoção da água acumulada em grandes áreas nos municípios de Canoas e Porto Alegre.
 
No começo do mês, uma equipe de 40 profissionais também foram para o rio Grande do Sul para auxiliar na recuperação de infraestrutura de abastecimento afetada pela inundação histórica e distribuição de água potável. Agora a companhia também está reforçando essa equipe com mais 17 trabalhadores além de 21 veículos e equipamentos técnicos que atua na recuperação dos danos causados pela inundação histórica no Estado.

 
Dois conjuntos de motobombas devem partir ainda nesta sexta-feira, 17, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Canoas. Nos próximos dias, mais dois equipamentos serão enviados ao município. Também nesta sexta, outros 14 equipamentos idênticos devem começam a ser levados, com apoio de caminhões do Exército Brasileiro, para Canoas e Porto Alegre.
 
 
 
Usadas no Sistema Cantareira durante a severa estiagem que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo há uma década, cada uma dessas bombas pesa cerca de 10 toneladas e tem capacidade de transferir mais de 1.000 l/s de água de um local para outro. Para se ter uma ideia, esse equipamento consegue encher uma piscina olímpica em 30 minutos e como são flutuantes, elas “acompanham” o nível da água, evitando a necessidade de deslocamento de um ponto para outro.
 
 
Também foram enviados itens de primeira necessidade (cestas básicas e cobertores) arrecadados em doações e água potável para as vítimas das chuvas. Foram encaminhados 30 mil copos para o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que está coordenando as arrecadações. Pessoas físicas, entidades e empresas também podem fazer doações.
 
Neste caso, os materiais devem ser entregues em qualquer uma das agências de atendimento da Sabesp (voluntários da empresa se responsabilizarão por triagem e destinação). A população também poderá levar donativos para qualquer um dos 241 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo.
 
 
 
Vídeo: Divulgação/Sabesp