Na tarde desta quinta-feira, 16, a 53ª Expoagro fará uma homenagem especial para a criadora de bovinos Maria Tereza Lemos Costa Calil, mais conhecida como 'Tóla', referência na criação de gado da raça Gir Leiteiro, Maria Tereza fez importantes contribuições à comunidade de criadores e faz parte de um legado de quatro gerações de sua família.
Além de criadora, Tóla é professora, psicóloga e empresaria. É considerada referência no empreendedorismo feminino e no segmento pecuário de toda a região e do país. Sua versatilidade, dedicação e vocação são fonte de inspiração para quem está começando na área e para quem já tem anos de carreira. A cada nova ação da marca Tóla, o setor se fortalece nacionalmente e a raça Gir Leiteiro ganha mais espaço, negócios e investimento.
Trajetória e legado
A história do Gir Leiteiro Tóla (apelido e marca de Maria Tereza) começou na Fazenda Taquaral, em Patrocínio Paulista, com seu avô. A família cultivava café e a mãe da empresária, Honorina Lemos, ganhou de um tio uma bezerra da raça Gir Leiteiro. A paixão pelos animais aumentou após ela se casar com o advogado Júlio Baptista da Costa Filho, que adquiriu a Fazenda Santa Gemma e passou a se dedicar à atividade pecuária também.
O pai de Maria Tereza e de seus quatro irmãos faleceu em 1979, mas o legado do Gir Leiteiro da família seguiu. A mãe, Honorina, continuou criando seu rebanho até 2003, quando também partiu. Nessa época, a fazenda já havia sido dividida entre os filhos Maria Helena, Maria Júlia, Maria Ângela, Nilo e Maria Tereza, que, com sua parte, criou a Fazenda Paraíso, enquanto também trabalhava como professora e empresária no ramo imobiliário.
Por meio de um trabalho de mais de 30 anos, com 13 vacas herdadas da mãe e muito esforço, ‘Tóla’ trilhou um caminho histórico e de premiações de seus animais. Hoje, ela divide a atenção entre a fazenda, negócios e sua família. Tem quatro filhos (Matheus, Thiago, Thomas e Júlio) e seis netos (Maria, Matheus José, Théo, Catarina, Isabella e Antônio).
A homenagem à Maria Tereza Lemos Costa Calil acontece às 16h30 no auditório do Parque de Exposições Fernando Costa.