O Governo Federal anunciou na tarde desta sexta o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como 'Enem dos Concursos' em todo o país, devido aos fortes temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul. A prova aconteceria neste domingo, 5. Na cidade de Ribeirão Preto, eram esperadas 14.224 candidatos.
Centenas de caravanas e excursões sairiam das cidades da região em direção a Ribeirão Preto, as reservas nos hotéis aumentaram e a cidade já se preparava para um movimento atípico no domingo.
A Ministra da Gestão Esther Dweck e Integração fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. “Não podemos deixar ninguém de fora, temos que garantir condições idênticas a todos que estejam participando”, afirmou.
Em todo o país são aproximadamente 2,1 milhões de candidatos, dos quais 80 mil pessoas fariam as provas em 10 municípios do Rio Grande do Sul.
Inicialmente era estudado adiar a prova somente no Rio Grande do Sul, mas uma em reunião feita na manhã de hoje foi decidido pelo adiamento em todo o território nacional.
Ainda não foi decidido uma nova data para as provas, mas acredita-se que essa informação só será divulgada após melhora na situação de calamidade pública que enfrente o Rio Grande do Sul.
Até o momento o estado já registrou 37 mortes e 74 desaparecidos em decorrências da fortes chuvas que atingiram 235 municípios. Além disso, o número de desalojados ultrapassa 23 mil pessoas.
Foto: Govbr/YouTube