Músico francano Eduardo Machado se apresenta no Teatro Municipal de Franca na sexta-feira, 26

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

22/04/2024

Na próxima sexta-feira, 26, o compositor e baixista Eduardo Machado comemora seu aniversário de 50 anos com um show gratuito às 20h no Teatro Municipal de Franca, onde trará o melhor de seu repertório do seu 10º disco intitulado “Do Nato Samba Jazz”.

Nesse trabalho Eduardo Machado, com um repertório autoral, faz uma homenagem a João Donato, músico multi-instrumentista, arranjador, cantor e compositor dos mais destacados na música brasileira.

No palco, Eduardo machado estará acompanhado do mesmo quarteto que gravou o disco: Daniel D'Alcântara no trompete, Victor Alcântara no sax tenor, Marcio Bahia na bateria e Eron Guarnieri ao piano/teclado.

“Esse show é muito especial para mim porque no domingo, 28, completo 50 anos de idade. E, também, porque desde o lançamento do disco já apresentei em várias capitais como São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro… e agora tenho a oportunidade de trazer para a minha cidade! E aqui será com o quinteto completo que participou da gravação, músicos de altíssimo nível, um show com muita qualidade artística e técnica, uma grande celebração”.

Quem já conhece trabalho Eduardo Machado, quem frequentava o famoso “Jazz lá em casa”, ou quem gosta desse estilo de música, com certeza sabe que esse profissional do mais alto nível, que já tocou nos mais diversos palcos do Brasil e do exterior traz em seu repertório muito jazz brasileiro, choro e o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da bossa nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura de improvisação que, o músico resgatou nesse último disco. “A ideia é trazer à tona as vertentes e as experimentações elaboradas pelo nosso mestre João Donato, ressoando o que de mais contemporâneo se faz hoje”, diz Eduardo Machado.

Eduardo Machado é um dos maiores expoentes da música contemporânea e considerado pela crítica especializada, um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.

Estudou no Musicians Institute (Londres) e é formado no Conservatório de Tatuí–SP. Expressa em seu contrabaixo, destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 33 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs.

Ministrou dezenas de workshops de contrabaixo e música brasileira por todo o Brasil. Participou de dezenas de festivais, dentre eles vale citar o Hong Kong Jazz Festival (China), Jarasum Jazz Festival (Coreia do Sul) e Rio Montreux Jazz Festival (Rio de Janeiro). Com seu grupo fez cinco turnês na Europa, onde se apresentou em cidades como Paris, Berlim, Amsterdã, Zurique, Basel, Cracóvia, entre outros. Ele também já trabalhou em todos os continentes (Europa, Ásia, América do Norte e América Latina). Foi premiado no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte–MG, 2009).

Artista reconhecido também no exterior, Eduardo participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, João Donato, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Cyrille Aimée, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Ricardo Silveira, Gabriel Grossi, Marku Ribas, Arthur Maia, Celso Pixinga, Edu Ribeiro, Carlos Bala, Alegre Corrêa, Derico, David Garfield, Roberto Sion e muitos outros.

O músico ser apresentará às 20h no Teatro Municipal de Franca, localizado na avenida Sete de Setembro, 455 — Residencial Baldassari — Franca–SP. A entrada é livre e não precisa de ingresso.

Vale ressaltar também que, antes da apresentação, no mesmo local, o artista fará uma oficina aberta com estudantes, músicos e interessados que também não precisarão de ingresso.

 

Foto: Ismael Derruci