A Justiça do Rio de Janeiro converteu a prisão em flagrante de Ana Conceição Dantas, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos e Davidson Ribeiro dos Santos em prisão preventiva. Eles são os donos dos três cachorros da raça pitbull que atacaram a escritora Roseana Murray, de 73 anos, na última sexta-feira, 5, em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro.
Vizinha da casa onde ficavam os cães, Roseana foi atacada quando saía para uma caminhada. Os cães pularam o portão e a arrastaram por pelo menos cinco metros, ela teve o braço direito dilacerado e uma orelha arrancada.
Uma amiga da vítima escutou os gritos e, segundo o relato, viu os três cachorros comendo o braço da escritora. O corpo de bombeiros foi acionado e levaram Roseane de helicóptero para receber atendimento médico de urgência.
A violência do ataque foi tão grande que o braço precisou ser amputado pela equipe média do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, mas seu quadro geral é estável.
Premiada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e pela Fundação Nacional do Libro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Roseana já escreveu aproximadamente 100 livros de poesia e de contos para crianças, jovens e adultos.
Os três presos tiveram a prisão convertida pela constatação de maus tratos a animais domésticos que viviam em um ambiente insalubre, no caso de Davidson, por estar em posse de uma moto roubada e com a numeração raspada. Os três indivíduos, cada um dono de um dos cachorros, também vão responder por omissão na cautela de animais e lesão corporal culposa.
Já animais foram levados para um abrigo da Secretaria dos Municipal dos Direitos dos Animais de Saquarema.
Um dos filhos da escritora afirmou que a mãe nunca teve nenhum problema com os donos dos cachorros, mas que outros vizinhos já tinham denunciado eles, pois os cães já haviam atacado e mordido outras pessoas.
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros e Redes Sociais