Terremoto de magnitude 4,7 atinge Nova York

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

05/04/2024

Na manhã desta sexta-feira, 5, por volta das 10h23 (11h23 no horário de Brasília) um terremoto de magnitude 4,7 na escala Richter atingiu a região da cidade de Nova York.

Moradores foram surpreendidos já que esse tipo de atividade sísmica é muito rara nessa região e o tremor foi sentido também no norte da Pensilvânia e o oeste de Connecticut, Filadélfia, Maryland e até mesmo na capital federal, Washington D.C.

A linha ferroviária entre a Filadélfia e Nova Jersey interrompeu as atividades para uma inspeção minuciosa da integridade das linhas e não tem previsão de voltar a operar.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, informou que o epicentro do terremoto foi perto da Whitehouse Station, em Nova Jersey.

O terremoto ocorreu em bem próximo da superfície, a 5 km de profundidade.

No momento do ocorrido, uma reunião do Conselho de Segurança da ONU debatia sobre a situação crítica na região da Palestina quando, durante o discurso de uma representante da ONG Save The Children foi interrompido por alguns devido pelo tremor.

A Polícia e o Corpo de Bombeiros de Nova York informa que, até o momento, não há feridos ou danos estruturais e aconselhou as pessoas a se comunicarem entre si por mensagens para tranquilizar parentes e amigos ou para relatar se estão em perigo.

Eric Adams, prefeito de Nova York, informou nas redes sociais que a cidade ira passar uma inspeção detalhada, o mesmo foi informado pela governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul.

Phil Murphy, governador de Nova Jersey, emitiu um comunicado no qual pede para as pessoas evitarem lugar para o serviço de emergência a menos que exista algum perigo real.

O presidente Biden foi informado e a Casa Branca está em contato com as autoridades locais, estaduais e federais caso seja necessária qualquer intervenção ou medida emergencial de socorro.

 

Foto: Andrew Kelly/REUTERS