Aos 80 anos, morre Wilson Fittipaldi, ex-piloto da Fórmula 1

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

23/02/2024

Morreu nesta sexta-feira, 23, por volta das 6h, Wilson Fittipaldi Júnior, aos 80 anos, em decorrência de uma parada cardíaca sofrida em dezembro do ano passado após se engasgar com um pedaço de carne durante um almoço de natal e que o fez ficar internado no Hospital Prevent Senior do Itaim, na zona sul de São Paulo, capital.

Ele estava entubado, sob sedação e passou por uma traqueostomia, posteriormente, no dia 16 de janeiro foi transferido da UTI para o quarto.

Wilsinho, como era carinhosamente conhecido, é ex-piloto da Fórmula 1 e irmão mais velho do também ex-piloto Emerson Fittipaldi.

Durante sua carreira, correu por três anos na categoria principal do automobilismo do mundo, 1972, 1973 e 1975, integrando as equipes Brabham e Copersucar, esta última sendo a única escuderia brasileira da história da Fórmula 1. Além disso, também atuou como piloto na Fórmula Indy e pelo Stock Car.

Nunca perdeu sua paixão pelas corridas, em 2008, com 65 anos, foi parceiro do irmão Emerson no Campeonato Brasileiro de GT3. Seu projeto mais recente na carreira foi a organização da Fórmula Vee.

Wilson deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também teve passagem pela F1. Ele também era tio de Emmo Fittipaldi e tio-avô de Pietro e Enzo Fittipaldi, estes piloto reserva da Haas na F1 e ex-piloto da Carlin na F2, respectivamente. Além deles o irmão Emerson Fittipaldi.

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais