Na manhã desta segunda-feira, 29, um acidente de trânsito envolvendo um caminhão que carregava produtos químicos na rodovia SC-418, no trecho da Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina, resultou no que pode se tornar um dos maiores desastres ambientais da região.
As informações da polícia Militar Ambiental confirma o derramamento do produto químico nas águas do rio Cubatão Norte.
A Prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville acompanham a situação por um Gabinete de Crise e, por meio dele, já foi emitida a ordem de interrupção imediata da captação de água para abastecimento de Joinville.
Com a medida, mais de 80% da cidade ficará sem abastecimento. Além disso, os reservatórios da cidade atuam com 50% da capacidade, portanto, em tese, é suficiente para poucas horas.
Equipes da Defesa Civil da cidade e a Secretaria do Meio Ambiente (SAMA) tem atuado para implementação de medidas de contenção e orientação sobre as questões necessárias. Amostras da água já foram coletadas e passarão por análise química.
Vídeos divulgados pela 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar Mostra que o produto causou uma espécia de espuma bastante espessa quem vem descendo o Rio Cubatão por quilômetros.
Ainda não se sabe a extensão do prejuízo ambiental e financeiro que o desastre irá causar.
Vídeo: Divulgação/2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar