Circuito Sesc de Artes agita Franca neste domingo diversas atrações

Autor: Eudis Filho

Fonte:

18/11/2023

Neste domingo, 19, a partir das 15h, a praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Franca (SP), será palco de um evento imperdível para os apreciadores de música, histórias e artes: o Circuito Sesc de Artes.

O evento contará com uma ampla variedade de apresentações que se estenderão até às 19h. Entre os destaques está a presença do DJ Shareid, do Coletivo Tutu (SP), com mais de 20 anos de pesquisa musical, trazendo uma seleção única que combina sons brasileiros, soul, funk e fortes influências de ritmos latinos.

Um dos pontos altos será o quadro 'Semeando Histórias Indígenas – Povo Guarani', com Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez. Eles conduziram uma mediação de leitura envolvente, compartilhando narrativas do povo guarani e explorando a origem de brincadeiras e jogos populares. Com interações com o público, incluindo desenhos, busca ampliar as referências sobre os povos originários e promover a conscientização contra o racismo.

A encenação da 'Festa das Flores', trazida pela Cosmic Dance Brasil (SP), retratará a história do povo das flores. Através de movimentos, música ao vivo e descontração, os atores pretendem revitalizar essa narrativa, fortalecendo suas raízes e promovendo uma experiência única aos espectadores.

Além disso, o evento oferecerá a oportunidade de apreciar a arte circense com 'Circo Secreto', da Cia. Mevitevendo, uma apresentação envolvente que mescla música, máscaras e bonecos, homenageando o universo do circo. Uma intervenção ambulante sem palavras também será apresentada, inspirada na atmosfera dos sonhos.

A tecnologia também estará presente no Circuito, com 'Dá Jogo! Jogos Digitais e Analógicos, Game Arte e Máquina Tudo'. Esta atividade oferece um diálogo entre jogos físicos e digitais, explorando narrativas afrofuturistas que remetem às memórias negras ancestrais. Uma das experiências do Máquina Tudo propõe desafios de velocidade, estratégia e precisão.

Para fechar com chave de ouro, o público poderá desfrutar da apresentação de 'Maiador', da Cia Delá Praká (RJ), que combina baião, samba de roda e acrobacias, inspiradas na cultura regional brasileira. As sequências em duplas mostram sincronia e evocam a atmosfera acolhedora do 'Maiador', um local típico de amparo e descanso para o gado na zona rural do Nordeste, especialmente na Bahia.



Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca