A Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público de Minas Gerais se sobressaíram durante a premiação do evento “Semana do Ministério Público 2023”, conquistando o 3° lugar na categoria “Repercussão Social”. O anúncio foi feito na tarde dessa segunda-feira, 11, em Belo Horizonte.
O prêmio, promovido pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), é resultado do programa “Compondo em Maio”, que tem a finalidade de incentivar resoluções consensuais de conflitos e estimular a realização de ações educacionais, de conscientização e de incentivo ao uso de métodos de resolução e conciliação na transformação de conflitos.
Foram registradas, na Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais, 307 iniciativas e indicadas à premiação práticas nas categorias: repercussão social, criatividade, parceria institucional, resolutividade e acesso à justiça.
O município de Uberaba, por meio da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e as Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Educação, foi premiado ao assegurar a realização de concurso público, em novembro deste ano, visando o preenchimento de novos 875 cargos públicos efetivos.
A prefeita Elisa Araújo agradeceu o reconhecimento da iniciativa. “Esperamos que esta prática inspire outros municípios para uma nova forma de administrar, com mais diálogo e mais resultados”, destacou. Celso Neto, secretário de Educação, também comemorou a vitória. “Estamos muito felizes. Este prêmio é da administração municipal, do Ministério Público e também de toda população de Uberaba, que nos deu a oportunidade de desenvolver este trabalho”.
Participaram, como representantes do Ministério Público de Minas Gerais, os promotores de Justiça, Anna Catharina Machado Normanton (4ª Promotoria de Justiça de Uberaba) e José Carlos Fernandes Junior (15ª Promotoria de Justiça de Uberaba).
FONTE: Secretaria Especial de Comunicação