O ano era 1831. São 192 anos de uma tradição que remonta aos primórdios de Franca. É tradição. Faz parte da cultura da cidade que se prepara para receber, neste fim de semana, uma das celebrações mais tradicionais e significativas da região: as Cavalhadas da Franca. O evento acontecerá no Parque de Exposições Fernando Costa, na noite deste sábado, 5, e tarde de domingo, 6, e promete proporcionar momentos inesquecíveis de cultura, história e diversão para toda a família. De graça.
O Clube das Cavalhadas da Franca, liderado por Marcos Vinícius Faleiros, está entusiasmado com a reta final dos preparativos. "A poucos dias da nossa grande celebração da cultura, do teatro a cavalos, a expectativa é muito grande. Os preparativos estão a todo vapor, e tudo está quase pronto para chegarmos no sábado e apresentarmos uma grande festa", afirma o presidente do clube.
O espetáculo representa a histórica batalha entre cristãos e mouros que ocorreu na Europa há mais de mil anos. Os mouros, povos da religião islâmica, tentavam invadir terras europeias e deram início às batalhas no Sul da França e Norte da Espanha, principalmente entre os séculos VIII e IX.
No final, o exército do rei cristão Carlos Magno capturou a princesa moura Floripes e a converteu ao cristianismo. Ela, por sua vez, convenceu o pai, o sultão de Constantinopla, a fazer o mesmo, colocando, assim, um ponto final na guerra.
As encenações dessas batalhas começaram em Portugal, como forma de treinamento das tropas portuguesas. A tradição foi trazida ao Brasil pelos colonizadores e se perpetua até hoje em cidades como Franca, que ostenta uma das mais antigas cavalhadas do país.
“As Cavalhadas são um patrimônio cultural da nossa terra e do nosso povo, preservando as raízes e memórias da região”, observa Marcos Vinícius.
Além do impressionante espetáculo das Cavalhadas que reúne 27 cavalos, reis, príncipes e a princesa Floripes, o evento reserva atrações imperdíveis. Haverá brinquedos para a criançada, barracas com deliciosos alimentos típicos e uma ferinha de artesanato, resultado da parceria com a Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a Prefeitura de Franca.
"Será uma grande festa para a família de Franca e da região, um evento aberto a todos, até mesmo aos nossos amigos de quatro patas, que podem se divertir passeando no Parque Fernando Costa. Todos estão convidados para prestigiar e vivenciar esse momento único", reforça Marcos Vinícius Faleiros.
As apresentações das Cavalhadas acontecerão no sábado, a partir das 20h, com a Cerimônia dos Encamisados. Já no domingo, as corridas e competições estão marcadas para começar às 14h. É uma oportunidade rara de mergulhar na história, apreciar a cultura e celebrar a tradição com a grandiosidade que ela merece.
Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa