Álcool e direção não combinam. Mas apesar disso não ser nenhuma novidade, ainda é alto o número de pessoas que assumem o volante de um veículo mesmo após ter ingerido bebida alcoólica. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, quase 11 mil pessoas morreram, em 2021, em todo o país, em decorrência da mistura de álcool com direção. São praticamente 29 vidas perdidas por dia no nosso país por esse motivo.
Em Franca (SP), o trânsito violento matou no ano passado 42 pessoas. Em todo o Estado de São Paulo, nos municípios acima de 200 mil habitantes, a cidade aparece na oitava colocação. Além disso, o município arrecadou R$ 8,5 milhões em multas de trânsito entre setembro de 2021 a setembro de 2022. O dinheiro é revertido em campanhas de conscientização. Mas é justamente conscientização que está faltando para o motorista francano. É o que garante a especialista em indenização para vítimas de acidentes de trânsito, Pâmela Stradiotti.
Para buscar reverter o mau índice, a Prefeitura de Franca tem buscado melhorar a sinalização de trânsito. Somente neste ano, foram instaladas mais de 1,6 mil placas em 17 bairros. Outras 22 estão na programação dos próximos meses. Nesta semana, já foram realizados serviços de pintura nas ruas dos Jardins Guanabara, São Francisco, Primo Meneghetti e Milena. Na Região Leste, entre os Jardins Palma e do Éden, o reforço da sinalização foi executado a partir da Avenida Adhemar de Barros, abrangendo também o Jardim Riviera. Junto com as pinturas e reposições das placas, informa a Secretaria de Segurança, novas unidades estão sendo instaladas. Nos últimos meses, foram colocadas, pelo menos, 175 unidades, a partir de solicitações de moradores e análises técnicas dos locais.
Foto: Arquivo/Pop Mundi