Renato Noguera é um dos destaques da programação da Fundação do Livro

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

01/06/2023

Neste mês de junho, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oferece agenda cultural com atividades de literatura, cinema e sarau, com uma programação gratuita e aberta à população. Entre os destaques da agenda está a participação do escritor Renato Noguera, durante o Clube Literário Resenha Preta, que acontece no sábado, 3, às 10 horas, na Biblioteca das Artes Lucília de Almeida Prado, na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), com mediação de Palmira Osunwende e Lubicélia Santana.

“O que cabe ao amor” será o tema discutido pelo escritor convidado Renato Noguera, baseado em sua obra “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”. Carioca, professor de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Renato Noguera é também Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ.

O Clube Literário Resenha Preta possui curadoria dos organizadores do projeto que busca divulgar e debater obras de autores pretos.

CINE FÓRUM

O cinema também será destaque na agenda com o Cine Fórum, encabeçado pelos Gêmeos do Cinema, que neste mês exibe o longa “Scarface”, de 1983, do diretor Brian de Palma, escrito por Oliver Stone. O encontro acontece no sábado (10/6), às 18h. O filme tem a participação de uma das principais estrelas de Hollywood, Al Pacino, interpretando Tony Montana. “O universo do cinema nunca imaginou que um filme de gângster, político e com violência, fosse se tornar tão icônico”, comenta Marcos de Castro. Para ele, a produção está ao lado de “Blade Runner”, como um dos principais filmes cults dos anos 1980.

O filme “Scarface” ainda revelou Michelle Pfeiffer para a fama. “Este filme de 1983 é um remake de 1932. O grande cult “Scarface” de 1983 é uma refilmagem, porém é muito inteligente que, após 51 anos da primeira versão, alguém produziu uma versão usando a mesma partitura, mas, trocando a bebida pela cocaína – que são as polêmicas de cada época. É incrível a competência do Brian de Palma e do Oliver Stone”, destaca André de Castro.

SARAU DOS MÉDICOS

No dia 14 de junho (quarta-feira) é a vez do sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento promover seu tradicional encontro cultural na sede da Fundação. A atividade, gratuita e aberta aos interessados pela literatura, começa às 20h.

CLUBE DO LIVRO

O Clube do Livro encerra a agenda do mês no dia 24 de junho (sábado), às 16h, de forma on-line, através da plataforma de reuniões ZOOM. O livro em debate será “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, da escritora Martha Batalha, lançado em 2016.

Gabriela Pedrão, coordenadora do projeto, explica que a escolha por debater a obra da escritora e jornalista brasileira para o centro do bate-papo já vinha sendo discutida há algum tempo. “Sua obra será importante por trazer um contexto histórico brasileiro do século XX, além de abordar o papel das mulheres nessa época, destacando a vida invisível delas”, comenta.

Foto: Divulgação