Com o Ginásio 'Pedrocão' lotado na noite desta terça-feira, 23, o Franca Basquete venceu o Minas Tênis Clube por 93 a 79, fechou a série em 3 a 2 e garantiu a vaga na final do NBB (Novo Basquete Brasil).
Lucas Dias foi o cestinha da partida com 28 pontos, sete rebotes e duas assistências.
No primeiro quarto da partida, o cestinha começou com a mão quente, fez os sete primeiros pontos do jogo. Lucas Mariano fez uma bola de três, deixando o jogo em 12 a 0, forçando a equipe do Minas a pedir seu primeiro tempo da partida. David Jackson foi o segundo jogador que mais pontuou no primeiro quarto, com oito pontos, garantindo a vitória no primeiro quarto com 10 pontos de vantagens.
No segundo quarto, o Minas venceu por 25 a 22. Na volta dos vestiários, o Franca ampliou a sua vantagem, venceu o quarto por 25 a 23. No quarto decisivo, o time francano venceu por 17 a 12. Placar final 93 a 79.
Georginho, armador do Franca, falou sobre a classificação do time para a final:
“Tivemos uma série duríssima contra a equipe do Minas, eles fizeram a nossa defesa sofrer mais de 90 pontos nos primeiros quatro jogos da série e a gente sabia que para ganhar o quinto jogo tínhamos que focar na defesa e foi o que a gente fez hoje. Diminuímos eles para 79 pontos e mantivemos a nossa média, nós estávamos bem no ataque, só que a gente sabia que precisava focar na defesa. Eles têm muita qualidade e jogaram muito bem no campeonato inteiro, principalmente nessa série contra a gente.”
Helinho Garcia, técnico do Franca, também comentou sobre mais uma classificação do time para o final:
“É a força de um grupo muito unido, que graças a Deus fez por merecer. A equipe do Minas valorizou demais nossa conquista na vaga da final, tiveram um playoff incrível, de muito bom nível técnico. Eram duas equipes que tinham números bem parecidos de aproveitamento, de percentual, de assistências e, com certeza, a gente sai fortalecidos para fazer uma grande final contra a equipe do São Paulo.”
O primeiro jogo da final contra o São Paulo acontece neste sábado, 27, às 15 horas, no Ginásio Pedrocão.
Fotos: Marcos Limonti