No último sábado, 25, a Sabesp de Franca comemorou o Dia Mundial da Água com a realização da tradicional Cavalgada pelo Rio Canoas, principal manancial da cidade, responsável por 80% do abastecimento. O evento, que já é uma marca registrada para toda região, completou 20 anos e reuniu mais de 200 cavaleiros.
Em um momento de interação e descontração, os participantes puderam contemplar as belas paisagens durante o percurso de 15 quilômetros e realizar a travessia do Rio Canoas a cavalo.
A Cavalgada Ecológica teve início às 9 horas, com a concentração no Pesque Pague Bicho da Mata, na Estrada do Paiolzinho, para onde a comitiva retornou após um trajeto de três horas e todos foram recepcionados para um momento de confraternização, com almoço saboroso e música ao vivo. Antes de saírem, foi feito o plantio simbólico no local, com uma muda de ipê amarelo.
O superintendente da Sabesp Franca, Gilson Santos de Mendonça, que participou da cavalgada, destacou a importância do evento para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e comentou o sucesso desta edição. "A Cavalgada pelo Rio Canoas é uma tradição da Sabesp em Franca que completa 20 anos. Mais uma vez tivemos um evento grandioso, comemorando o Dia Mundial da Água em meio a belas paisagens, com união e companheirismo".
A Cavalgada é realizada pela Sabesp e Associação Educacional e Ecológica Amigos do Rio Canoas, em parceria com a AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Associação Sabesp, Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Proágua Ambiental e Comitê das Bacias Hidrográficas, e contou com apoio da Guarda Civil Municipal de Franca.
“A Cavalgada foi excelente. Passamos pelas paisagens da Bacia do Rio Canoas, atravessamos o rio, com a presença de mais de 200 cavaleiros, em um clima de alegria e descontração. Pudemos nos conectar com o nosso principal manancial de abastecimento da cidade de Franca, foi uma experiência ótima”, disse Alex Veronez, gerente distrital da Sabesp de Franca, ao lembrar que o trabalho da Sabesp para a preservação ambiental nos mananciais é permanente. Já foram plantadas mais de 130 mil mudas na região onde a Cavalgada é realizada.
Fotos: Divulgação