A comunidade da Vila Carvalho, na zona norte de Ribeirão Preto, receberá no mês de março a primeira edição do “Poetiza!”, um projeto de incentivo à produção de poemas e formação de novos leitores em regiões periféricas da cidade. Idealizado pela produtora cultural Vanessa Cicilini, o “Poetiza!” irá oferecer duas oficinas nos dias 30 e 31 de março, às 19h30, para jovens da ONG Garotos e Garotas do Futuro (GDF), que fica na Rua São Carlos, 689 – na Vila Carvalho.
As oficinas serão direcionadas exclusivamente para cerca de 30 jovens da ONG Garotos e Garotas do Futuro que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e que vivem em comunidades. “A poesia enriquece nossa literatura crítica, desenvolve conhecimento na língua portuguesa, permite a construção de símbolos e metáforas brincando com ritmos, além de desenvolver a criatividade”, explica Igor Prudêncio, fundador e presidente da GDF.
As oficinas de poesia serão ministradas pelo arte-educador, músico, escritor e poeta, Fabrício Bispo. Autor de cinco livros, é também fundador e idealizador do Sarau na Praça XV, que acontece em Ribeirão Preto há mais de seis anos, cofundador do Xapa na Ideia (grupo de arte-educadores) e cofundador do projeto Sarau na Quarentena; entre outros projetos.
Segundo a criadora do “Poetiza!”, Vanessa Cicilini, a ideia das oficinas de poesia surgiu de um desejo em levar literatura, arte e cultura para diversos espaços de Ribeirão Preto. “O projeto surgiu para possibilitar que jovens da comunidade tenham contato direto com literatura e poesia e que possam se enxergar através das obras”. Segundo ela, o “Poetiza!” visa transformar os participantes, mas também possibilitar sonhos. “Ele pode despertar o interesse nos jovens que queiram se tornar escritor ou escritora e até de buscar um futuro melhor, através da literatura. Queremos ser a ferramenta para isso e dar esse primeiro passo junto a eles”, alerta Vanessa.
A produtora cultural espera também empoderar os jovens através da literatura, apresentando poetas que os representem. “Queremos quebrar paradigmas em relação a poesia. Queremos que os jovens possam levar literatura para suas casas, famílias, para as ruas, para sua a comunidade”, conclui.
O projeto tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (FMC-RP).
No dia 1 de abril (sábado) - último dia do projeto, às 17 horas, será realizado o Sarau Poetiza, com Fabricio Bispo, Kamila Andrade e com os jovens que participaram das oficinas. No encontro, os participantes poderão recitar suas produções autorais e também de outros poetas. O sarau, gratuito e aberto ao público, acontece no Campo do Paulista – campo de futebol em frente a ONG (Rua São Carlos, 624).