EUA derrubam suposto balão chinês e causa polêmica entre potências

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/02/2023

A polêmica começou a pairar no ar depois que os Estados Unidos derrubaram hoje, 4, um suposto balão espião chinês na costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul, depois que ele atravessou locais militares sensíveis em toda a América do Norte. 

De acordo com informações preliminares, o balão voava cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares. O presidente dos EUA, Joe Biden determinou que o equipamento fosse derrubado o mais rápido possível. O Pentágono então esperou o momento mais adequado para derrubá-lo sobre o mar. "Quero parabenizar os pilotos que cuidaram disso", completou o presidente norte-americano.

Os chineses alegaram que o balão é apenas um “dirigível” de pesquisa meteorológica. A Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira trabalharam para limpar o espaço aéreo e a água abaixo do balão quando ele alcançou o oceano. Imagens de televisão mostraram uma pequena explosão, seguida pelo balão descendo em direção à água. Jatos militares dos EUA foram vistos voando nas proximidades e navios foram posicionados na água para montar a operação de recuperação.

As autoridades pretendiam cronometrar a operação para que pudessem recuperar o máximo possível de destroços antes que afundassem no oceano. O Pentágono havia estimado anteriormente que qualquer campo de destroços seria substancial.

Foto: Randall Hill/Reuters