Eu, tu, ele, ela, eles... esses são alguns exemplos de pronomes pessoais.
Na definição de alguns gramáticos, são palavras que substituem os substantivos ou os determinam. E justamente para ajudar as pessoas a reconhecerem umas às outras, do modo como cada pessoa deseja ser reconhecida, o Instagram já permite há algum tempo que o usuário defina o pronome pelo qual deseja ser identificado.
O Instagram já permite que isso seja feito há alguns meses, mas a ferramenta estava disponível apenas em outros idiomas, como inglês.
A novidade é que agora é possível usar os pronomes em português: ele, ela e também "elu, para as pessoas que se definem como não-binárias, ou seja, sem gênero específico – nem masculino, nem feminino. Segundo o próprio Instagram, a ideia é tornar a plataforma "um ambiente seguro e acolhedor" para todos os usuários.
Definir e publicar um pronome é opcional. Se você usa a rede social e quer configurar um pronome, basta ir na opção "Editar perfil"; se o aplicativo estiver atualizado, vai aparecer a opção "Pronomes" abaixo dos campos de nome e sobrenome. Ao tocar, você escolhe em que idioma e qual pronome quer definir.
Também pode escolher se essa será uma informação se ficará disponível para todos os usuários ou apenas para seus seguidores.
Foto: Arquivo/Pop Mundi